segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Hortênsia (Hydrangea)

A hortênsia ou hidrângea ou hortense é uma planta de folhas largas da família Hydrangeaceae, pertencente ao género Hydrangea.





Nos Açores é considerada invasora e perigosa para a flora nativa. Nas montanhas podem-se observar de longe como que "muros" coloridos de hortênsias, o que impressiona os turistas pelo efeito. No sul do Brasil, estado do Rio Grande do Sul, existe uma região denominada "Região das Hortênsias", caracterizada pelo ajardinamento de casas e rodovias com esta espécie. Gramado, cidade mais representativa desta região turística, tem a hortênsia como sua flor símbolo. Em função da altitude e do clima ameno, a hortênsia está extremamente difundida em Campos do Jordão.
As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma.Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Lindas Inspirações..Imagens da Internet.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Mosquitinho (Gypsophila)






Gypsophila é um gênero botânico da família Caryophyllaceae, para quem não gosta de nada extravagante o mosquitinho deixa a decoração delicada.
Imagens retiradas da net.

sábado, 5 de janeiro de 2013

A boca-de-leão (Antirrhinum majus)

A boca-de-leão (Antirrhinum majus) é uma espécie de flor. Recebe este nome devido ao formato das flores.
Antirrhinum majus

Possui ciclo anual, e atinge entre 40 e 70 cm de altura. Apresenta floração em cores diversas como amarelo, branco, rosa, roxo, dentre outras. As flores surgem entre o final do inverno e o início da primavera. Aprecia mais o frio. É uma planta de sol pleno, necessitando de pelo menos 4 horas diárias de luz direta.




                                              Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
                                                           Imagens da internet

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Alstroemeria (Lindas inspirações)





Alstroemeria comumente chamado de lírio peruano ou lírio dos Incas, é um sul-americano gênero de cerca de 120 espécies de flores plantas . Quase todas as espécies são restritas a um dos dois centros distintos de diversidade, um no centro do Chile, o outro no leste do Brasil. Espécies de Alstroemeria do Chile são de inverno plantas de crescimento, enquanto as do Brasil são de crescimento do verão. Todos são de longa duração perenes, exceto A. (Taltalia) graminea, um diminutivo anual do deserto do Atacama, no Chile.
A flor, que se assemelha a um lírio em miniatura, é muito popular para buquês e arranjos de flores no comércio comercial de flores de corte. Ele tem uma vida de vaso de cerca de duas semanas. Às vezes, é também chamado de "Ulster Maria" (uma corruptela do nome do gênero).A maioria das cultivares disponíveis para a horta irá florescer no final da primavera e início do verão. A planta necessita de pelo menos seis horas de sol da manhã, a água normal, e solos bem drenados. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre